PokéCities: Financiamento Coletivo

Hey! Tudo bem? Meu nome é André, sou muito fã de Pokémon, também sou o criador desse projeto chamado “Pokémon Paper Cities” e como é possível deduzir pelo nome: eu amo trabalhar com papel.

Além de me divertir muito criando algumas coisas com esse material (principalmente papercrafts), eu amo lançar meus projetos na internet e compartilhar com outras pessoas que se identificam com as minhas criações – é por isso você pode encontrar muitas delas disponíveis gratuitamente aqui na internet, pra qualquer um imprimir e montar.

Tudo isso nasceu como um projeto pessoal, da minha vontade de resgatar a nostalgia dos jogos mais antigos de Pokémon e também do meu interesse em criar momentos de diversão que pudessem ser compartilhados com outros fãs da franquia. Até mesmo com aqueles que não possuem muita habilidade com atividades manuais, cola e tesoura.

E o objetivo é bem simples até: criar versões em papercraft das cidades que aparecem nos jogos de Pokémon, que elas sejam fáceis de imprimir e que possam ser montadas sem a necessidade de ferramentas complexas ou instrumentos muito específicos.

Nesse primeiro momento, para manter uma sequência lógica, eu estou trabalhando com a primeira geração, desenvolvendo as cidades que aparecem em Kanto e seguindo a sequência do próprio jogo.

Pallet, Viridian, Pewter, Cerulean, Vermilion e Lavender já estão disponíveis para download e a cada mês uma nova cidade é publicada lá no site. Mas sabe qual é a melhor parte? Todas elas podem ser baixadas gratuitamente com as instruções de montagem e prontinhas para imprimir e montar.

E pode ficar tranquilo que os templates vão permanecer sempre assim: de graça!

Você deve imaginar o trabalhão que esse projeto dá, né? Mesmo assim, como o grande fã de Pokémon que sou, eu genuinamente quero compartilhar tudo de forma gratuita com outros fãs, apesar de todo o tempo que isso me toma e do trabalho que eu tenho.

Mas o detalhe é que, além do tempo que preciso dedicar ao projeto, existe uma série de custos envolvidos em todo o processo e que são fundamentais para que tudo dê certo para o lançamento de cada cidade. São custos com a criação e manutenção do site, com o servidor, com a criação dos protótipos e testes de montagem, com as impressões e vários coisinhas pontuais que, quando somadas, geram um valor consideravelmente alto.

Foi então que pensei: porque não começar um financiamento coletivo?

Assim eu posso conseguir o apoio financeiro das pessoas que me acompanham, que querem ver o projeto dar certo e que querem me ajudar a criar mais material gratuito – e ainda posso oferecer algumas recompensas legais em troca!

Eu adoraria dedicar 100% do meu tempo ao projeto, criar mais material gratuito: regiões, outras rotas e pontos de interesse dos mapas, cenários internos, canal no Youtube com passo a passo detalhado das montagens, entre outras coisas. Mas é bem difícil conciliar tudo isso com a minha atual rotina de trabalho.

E o financiamento coletivo pode ser o primeiro passo para essa mudança.

Alcançando a meta, eu vou conseguir arcar com todos os custos básicos desse primeiro ciclo e ainda imprimir uma tiragem limitada das cidades que os apoiadores quiserem receber em casa, para oferecer como recompensa. Se a meta for ultrapassada, além de viabilizar a impressão de mais recompensas, será possível dar início ao canal no Youtube e dedicar mais tempo para a criação de papercrafts complementares da primeira região.

Se você me apoiar, vai receber em casa o papercraft da cidade (ou das cidades) que escolher, com uma impressão de alta qualidade em papel cartão 180g, com todas as peças já cortadas e também com as marcas de dobra. O que facilita MUITO o processo de montagem. E você ainda pode escolher entre o modelo de mesa ou o modelo de parede, considerando todas as cidades de Kanto da primeira geração.

Na tabela abaixo você consegue conferir a dimensão de cada um dos modelos que estão disponíveis na lista de recompensas. E se precisar de mais informações, você também pode dar uma olhada no site do projeto (www.pokecities.com) e conferir as cidades que já foram publicadas – lembrando que o download é gratuito, ok?

E se você ficou interessado em contribuir é só clicar nos links abaixo 🙂

  PALLET TOWN:  APOIAR

  VIRIDIAN CITY:  APOIAR

  PEWTER CITY:  APOIAR

  CERULEAN CITY:  APOIAR

  VERMILION CITY:  APOIAR

  LAVENDER TOWN:  APOIAR

  CELADON CITY:  APOIAR

  FUCHSIA CITY:  APOIAR

  SAFFRON CITY:  APOIAR

  CINNABAR ISLAND:  APOIAR

O download dos templates vai continuar gratuito?

Sim! Todos eles continuarão de graça.

As recompensas virão com manual de montagem?

Sim! Uma versão simplificada impressa e também o link para uma versão mais detalhada em PDF, que você conseguirá acessar pelo computador, tablet ou smartphone.

Como eu faço para escolher entre o modelo de mesa e o de parede?

Eu entrarei em contato com todos os apoiadores para registrar a escolha de cada um.

A impressão das recompensas será em qual papel?

Papel cartão 180g

O papercraft já vem montado?

Não! Você receberá as peças para montar.

As recompensas virão recortadas?

Sim! Recortadas e com os vincos de dobra já feitos.

Eu quero mais de uma cidade. Como devo fazer?

Você deve fazer uma contribuição diferente para cada cidade que quiser.

As recompensas serão enviadas para todo o mundo?

Sim! Para qualquer país.

O frete está incluso no valor do apoio?

Não! Os custos de envio variam muito de acordo com a região, o país e de acordo com a cidade escolhida pelo apoiador, então a saída mais justa é cobrar o envio a parte.

Você vive desse projeto?

Seria meu sonho viver de projetos assim? Seria! Mas eu tô muito longe disso. Hoje em dia eu conto com o apoio dos meus seguidores pra diminuir os gastos com o projeto.